Você está se preparando para viajar? Então, precisa conhecer os golpes mais comuns aplicados em viagens e como evitá-los. Os viajantes são frequentemente vistos como alvos fáceis por golpistas, ladrões e batedores de carteira. E não são apenas os turistas ingénuos, confiantes ou distraídos que podem ser enganados. Até mesmo os viajantes mais experientes podem cair em alguma cilada.
Embora golpes possam acontecer em qualquer lugar, você pode ficar mais suscetível em um destino internacional, onde não esteja familiarizado com a cultura e os costumes locais. A fim de evitar transtornos, trouxemos alguns dos golpes comuns em viagens e como evitá-los.
Golpes de Batedores de Carteira em Turistas
Para que você não tenha seus pertences roubados, mantenha a carteira ou qualquer objeto de valor longe dos bolsos. Use um cinto de dinheiro discreto ou uma bolsa transversal com zíper e não guarde todos os seus objetos de valor e documentos essenciais em um só lugar. Dessa forma, se você for vítima de um batedor de carteiras, ainda terá seus documentos de viagem para voltar para casa e o dinheiro para tornar a viagem confortável. Clique aqui para evitar erros que podem levar ao desperdício de dinheiro, de tempo e de oportunidades quando você viajar para o exterior.
Os golpes de batedor de carteira em viagens acontecem de várias formas, sendo essas as mais comuns:
Alguém lhe empurra no meio de uma multidão e você sente algo cair em seu ombro – muitas vezes cocô de pássaro ou um condimento de fast-food. Então, um estranho amigável se aproxima e começa a limpar a mancha enquanto vasculha seus bolsos ou bolsa. Não deixe ninguém entrar no seu espaço pessoal e encontre um banheiro para se limpar. Existem formas semelhantes para esse golpe: alguém deixa cair algo, você gentilmente pega e perde sua carteira. Alguém coloca uma criança no seu colo e enquanto você tenta entender o que está acontecendo, seus pertences são roubados.
Os batedores de carteira mais sorrateiros parecem empresários bem vestidos, geralmente com algo de aparência oficial nas mãos. Alguns se passam por turistas, com mochilas, câmeras e até guias. Não se deixe enganar pela aparência, uniformes impressionantes ou histórias de azar. Trate qualquer comoção, desde uma briga começando até um idoso caindo em uma escada rolante, como falsa e projetada para distrair possíveis vítimas. Cuidado para que não seja você!
Golpes de Táxi em Viajantes
Muitos são os golpes de motoristas de táxi com os quais você pode se deparar em viagens. Taxímetro quebrado para cobrar uma tarifa absurda é bem frequente. Use apenas um serviço de táxi autorizado e, quando possível, tente negociar as tarifas antes de entrar no táxi. Nos centros de transporte internacional, procure um quiosque de táxi oficial no terminal.
Ademais, você também pode considerar ligar para Uber, Lyft ou equivalente local. Os aplicativos de compartilhamento de viagens têm preços previsíveis e recursos de segurança adicionais para proteger os passageiros.
Outros golpes comuns aplicados em turistas que acontece principalmente com motoristas de táxi é o hotel com overbooking ou fechado. No caminho para o seu hotel, o motorista lhe dirá que o hotel está fechado ou com excesso de reservas e, em seguida, o levará a um hotel mais caro, onde receberá uma boa comissão. Não deixe que o motorista o leve a qualquer local alternativo e insista em ir ao seu destino original.
Golpes na Abordagem em Bares ou Restaurantes a Turistas
Com a finalidade de aplicar golpe, moradores locais amigáveis e sedutores abordam viajantes homens em bares ou restaurantes. Os viajantes fazem uma amizade rápida ao longo de várias rodadas de bebidas ou de uma refeição com vários pratos. Quando chega a hora de pagar a conta, o novo amigo local desaparece. Ou, na pior das hipóteses, o golpista pode drogar o turista excessivamente confiante e roubar todos os seus pertences.
Se alguém que você acabou de conhecer está se oferecendo para lhe mostrar o local ou está sendo incomumente direto com você, considere isso um sinal de alerta. Se você quiser tomar uma bebida com um novo amigo, vá a um local de sua escolha e não beba a ponto de a conta do bar te chocar.
Golpes de Falsos Policiais
O golpe do falso policial acontece em muitas cidades grandes. Os turistas muitas vezes não conhecem os costumes e estão dispostos a obedecer aos ladrões uniformizados. Os falsos policiais podem explicar que houve um problema com notas falsas circulando na área ou tentar multá-lo por uma infração inventada. Os policiais então insistirão para que você entregue seu passaporte e carteira.
Nesse sentido, nunca dê os seus pertences pessoais a ninguém. Solicite a identificação adequada e insista em tratar do assunto na delegacia de polícia local.
Juice Jacking
Criminosos podem instalar malware em estações de carregamento USB públicas para acessar dispositivos eletrônicos de forma mal-intencionada enquanto eles estão sendo carregados. O malware pode bloquear o dispositivo ou enviar dados, senhas ou até mesmo um backup completo do telefone diretamente ao golpista. Os criminosos podem, então, usar essas informações para acessar contas online ou vendê-las a outros malfeitores.
Para garantir a segurança, é recomendável conectar-se diretamente a uma tomada CA em vez de a uma estação de carregamento e levar os seus cabos com você. Baterias externas também são ótimas alternativas e permitem que o usuário se mova livremente, em vez de ficar preso à estação de energia enquanto o telefone carrega.
Seguidamente o Federal Bureau of Investigation, FBI alerta sobre essas práticas e dá dicas de como evitar esses golpes em viagens.
Pulseira da Amizade Grátis
Esses golpes em viajantes tendem a atacar especialmente as mulheres. O vendedor começa uma conversa e então trança rapidamente uma pulseira da amizade em você, entrega-lhe um raminho de alecrim ou adorna-a com colares. Antes que você tenha a chance de remover e devolver o item, o vendedor exige um valor alto pelo item. Para evitar confusão, os turistas sentem-se obrigados a pagar. E se não o fazem, os golpistas armam uma cena constrangedora.
Portanto, não deixe ninguém colocar nada em você. Isso não apenas ajudará a evitar o incômodo de lidar com um fornecedor agressivo, como te fazer vítima de outro golpe pois enquanto você está preocupado com o vendedor, o cúmplice terá tempo para roubar quaisquer objetos de valor facilmente acessíveis.
Golpes de Wi-Fi Falsos
Ter acesso a uma rede Wi-Fi pública geralmente é um alívio para os viajantes que desejam ficar online. No entanto, este serviço gratuito por vezes pode proporcionar oportunidades de ouro para os criminosos aplicarem golpes em turistas. Locais públicos são uma ótima cobertura para hackers que facilmente podem configurar pontos de acesso maliciosos e roubar senhas, contas online e muito mais.
A melhor maneira de manter as informações seguras é evitar completamente o Wi-Fi público e usar dados móveis.
Golpes de seguros de viagem
A maioria dos golpes de seguro de viagem ocorre ao reservar voos e cruzeiros ou ao reservar quartos de hotel. Os compradores são pressionados a marcar uma caixa para adquirir um plano de seguro de baixo custo para proteger a viagem. Os viajantes presumem que ficarão isentos de preocupações, mas o que acontece é que, muitas vezes, recebem pouca ou nenhuma cobertura para problemas comuns de viagem.
Nosso melhor conselho: não marque a caixa, mas também não viaje sem seguro. Conte com a expertise de mais de 20 anos da FOX VIAGENS E TURISMO para encontrar a cobertura que melhor se adapta ao seu itinerário garantindo que você tenha toda a segurança além de suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, para emergências de viagem – um componente que você não deve ficar sem.
Basta entrar em contato com nossa equipe que teremos prazer em atender você.