Blog

Mulher no aeroporto pronta para viajar para o exterior

Coisas que você não deve fazer quando viajar para o exterior

Viajar para o exterior é uma das experiências mais gratificantes da vida. No entanto, alguns erros podem levar ao desperdício de dinheiro, de tempo e de oportunidades. Para evitar esses erros, preparamos algumas dicas para que você saiba o que não deve fazer quando viajar para o exterior, especialmente se você estiver viajando para fora do Brasil pela primeira vez.

Não troque dinheiro no aeroporto quando você viajar para o exterior

Embora trocar dinheiro nas casas de câmbio no aeroporto possa parecer uma boa ideia pela comodidade e credibilidade, é uma das coisas que você não deve fazer quando viajar para o exterior. Essa conveniência tem um preço alto e que vai muito além da parte financeira.

As casas de câmbio que operam dentro dos aeroportos possuem um custo muito elevado de manutenção. Estes custos são repassados ao viajante e, dessa forma, geram cobranças exorbitantes e taxas excessivas na hora da venda de moeda. 

casa de câmbio no aeroporto no 
exterior

Além disso, essas casas de câmbio utilizam o câmbio turismo como base da cotação, que é a cotação criada para repassar os custos das operações de câmbio ao consumidor. Por outro lado, o dólar comercial é utilizado em operações de comércio internacional, que são mais volumosas e, portanto, mais negociadas e geralmente mais barato que o dólar turismo.

Hoje em dia existem muitas empresas que trabalham apenas com o câmbio comercial, o que é muito mais atrativo para os consumidores.

Ademais, o viajante fica exposto a um problema de segurança, sendo um alvo fácil para assaltos ou furtos. Não arrisque carregar dinheiro. A utilização de um cartão oferece uma segurança mais alta.

Não deixe de contratar o seguro viagem quando você viajar para o exterior

Pode parecer uma despesa adicional sem importância, mas é a coisa mais inteligente a se fazer. Você nunca sabe o que pode acontecer. Viajar sem seguro é uma aposta que certamente não vale a pena. As despesas médicas em terras estrangeiras podem ser exorbitantes – nos piores cenários levam a dívidas intransponíveis. Mesmo os procedimentos ou consultas médicas de rotina podem gerar contas de centenas de dólares. Além da cobertura de saúde – que por si só já é de extrema importância – o seguro viagem se estende a uma série de outros aspectos essenciais, como proteção de aluguel de automóveis, perda de bagagem, dispositivos roubados, cancelamentos de viagens, atrasos de voos e muito mais, oferecendo proteção abrangente.

 passaporte, globo,  estetoscópio e  avião sobre uma mesa

Além disso, uma seguradora confiável deve oferecer suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, para emergências de viagem – um componente crucial a ser confirmado em seu pacote. Saiba mais aqui.

Ficar sem seguro de viagem é uma das coisas que você não deve fazer quando viajar para o exterior.

Não negligencie a cultura e as leis locais quando você viajar para o exterior

A falta de compreensão da cultura e das leis locais pode levar a consequências indesejadas durante a viagem. Inegavelmente é um dos maiores erros que as pessoas cometem e que você não deve fazer quando viajar para o exterior.

Dessa forma, antes de viajar para o exterior, faça uma pequena pesquisa sobre o país para onde você vai a fim de se preparar para as diferenças culturais que você experimentará durante a viagem. Faça, também, uma lista mental das diferenças culturais que você pode esperar. Desse modo você não corre o risco de ser pego de surpresa evitando não apenas situações estressantes como também a ofender moradores locais. 

Podem ser pequenas coisas, como o horário do jantar ou o que é servido no café da manhã. Também podem ser coisas importantes, como a forma como as mulheres são tratadas ou a seriedade com que a religião é levada. 

três indianas representando as diferenças culturais

Fique atento às diferenças culturais com antecedência para que você não sofra um choque cultural extremo ao chegar ao seu destino.

Absorva o modo de vida, tente se adaptar e procure sempre ver o lado positivo das coisas. Lembre-se que viajar é um intercâmbio cultural constante. Cada país possui leis e costumes distintos, onde ações consideradas aceitáveis ​​em um lugar podem ser ofensivas em outro. Presumir que você pode se comportar no exterior como se comporta em casa é uma das coisas que você não deve fazer quando viajar para o exterior.

Devemos deixar os lugares melhores do que os encontramos. Devemos aos lugares e as pessoas que visitamos sermos éticos, responsáveis e respeitosos.

Não utilize apenas táxi no exterior

Andar de metrô, ônibus, trem ou qualquer outro transporte público pode ser uma ótima maneira de economizar e de conhecer mais o destino. Admire a paisagem do percurso de trem, aproveite a agilidade dos metrôs, a delícia do passeio nos ônibus de dois andares, a delicadeza dos bondes, a liberdade de andar de bicicleta.

No entanto, caso você tenha que andar de táxi, tome cuidado quando abordado por motoristas que oferecem o transporte. Nunca aceite. Utilize os táxis oficiais e prefira o serviço de Uber ou o equivalente local. A maioria dos países tem sua própria versão do Uber.

taxis amarelos enfileirados

Não separar dinheiro de emergência

Um fundo de emergência serve como um componente distinto do seu orçamento de viagens, reservado exclusivamente para circunstâncias imprevistas e não destinado a compras ou passeios.

Guarde uma parte do dinheiro de emergência no quarto do hotel e, ao mesmo tempo, garanta que você tenha algum dinheiro em mãos. Nem todos os estabelecimentos aceitam cartões de crédito, e ficar preso em um local desconhecido sem dinheiro pode ser bastante angustiante.

Vários cenários inesperados podem acontecer durante suas viagens. Você pode perder sua carteira, ser vítima de roubo, encontrar caixas eletrônicos com defeito ou enfrentar terminais de cartão de crédito não operacionais.

Nesse sentido, ficar sem dinheiro para conseguir lidar com eventos imprevistos é uma das coisas que você não deve fazer quando viajar para o exterior.

Não informar seu banco sobre a viagem ao exterior

Este é um passo crucial na hora de organizar uma viagem. No caso em que seu banco detecte transações estrangeiras em sua conta, ele poderá congelá-la temporariamente para evitar fraudes com cartão de crédito.

cartões de credito empilhados

Evitar esse problema é simples. Informe o seu banco e a operadora do cartão de crédito sobre seus planos de viagem com antecedência.

Pode ser bastante angustiante encontrar-se em um país estrangeiro com a conta bancária bloqueada, sem acesso a fundos. Por certo, essa é uma das coisas que você não deve fazer quando viajar para o exterior.

Não carregue objetos de valor quando viajar para o exterior

Deixe seus objetos de valor em casa para garantir férias sem estresse. Embora existam maneiras de protegê-los durante a viagem, a opção mais segura é evitar levá-los.

Mesmo que alguns países e destinos sejam relativamente seguros, ainda assim podem ocorrer incidentes de roubo oportunista. Por outro lado, existem regiões conhecidas pela má reputação em matéria de segurança, aumentando o risco de algo correr mal ao transportar objetos de valor.

Reavalie o que você realmente precisa durante a viagem, afinal, ser alvo de roubo é uma das coisas que você não deve fazer quando viajar ao exterior.

Essas são apenas algumas entre tantas dicas que temos para você. Se quiser saber mais sobre o assunto, deixe uma mensagem nos comentários ou entre em contato com a equipe FOX. Vamos adorar tirar suas dúvidas e trazer assuntos que te interessam. E para comprar passagens e hotéis direto do site, é só clicar aqui.

Veja mais

Compartilhe nas redes sociais

Deixe seu comentário

Veja mais

Acesso Restrito

A FOX usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação.

Adicione o texto do seu título aqui