Blog

Casinhas coloridas na Groenlândia

Groenlândia 2025, um destino imperdível.

Caminhadas deslumbrantes e a fascinante observação de baleias no verão, além de passeios tradicionais de trenó puxado por cães e a mágica aurora boreal no inverno, fazem da Groenlândia um destino imperdível.

Podemos afirmar, com toda a certeza, que não há lugar na Terra como a Groenlândia.

Casas coloridas em Nuuk com Sermitsiaq ao fundo

Apesar de ser a maior ilha do mundo, tem uma população com menos de 57.000 habitantes em seus mais de dois milhões de km². Consegue imaginar isso? Coberta por uma vasta calota de gelo e montanhas espetaculares, a natureza intocada da Groelândia e seus fiordes majestosos oferecem aventuras de uma vida inteira.

Qual é a melhor época para visitar a Groenlândia?

A princípio, isso vai depender do que exatamente você quer ver ou fazer. Se você quer experimentar o sol da meia-noite, dias sem fim e ter a chance de ver os animais, como baleias, bois-almiscarados ou renas, a melhor época para visitar a Groenlândia é no verão, de junho ao início de setembro.

Contudo, se você procura atividades divertidas na neve, como passeios de trenó puxado por cães, pesca no gelo ou caça à aurora boreal, o inverno pode ser mais interessante para você.

Por outro lado, uma das épocas mais populares para visitar a Groenlândia é nos meses de primavera, de fevereiro a abril. É quando você ainda consegue testemunhar a aurora boreal, mas ao mesmo tempo consegue vivenciar aquele despertar lento do inverno e os graduais pores do sol e nasceres do sol rosados ​​acima dos picos nevados.

Nuuk, a capital da Groenlândia.

Além de capital, Nuuk é o principal porto da Groenlândia e conta com natureza extraordinária. A cidade moderna remonta a 1721. Hoje, tem pouco mais de 18.000 habitantes, quase um terço da população da Groenlândia. Os habitantes vivem uma vida feita de tradições antigas e influências modernas. A língua principal é o groenlandês, uma língua que tem muitas semelhanças com a língua inuktitut falada no Canadá. A segunda língua é o dinamarquês, ensinado nas escolas, assim como o inglês.

cidade de Nuuk, capital da Groenlândia

Extremamente pitoresco é o mosaico colorido de casas de madeira agarradas a uma elevação rochosa na foz de um vasto fiorde, mas o que torna Nuuk especial é seu fiorde. O Fiorde de Nuuk é o segundo maior sistema de fiordes do mundo. Ele se estende por 160 km para o interior em direção à grande camada de gelo da Groenlândia, cheio de baías e ilhas para explorar em um passeio de barco.

Fiorde de Nuuk

O clima de Nuuk é muito rigoroso, com invernos frios e com neve e verões muito frescos. As temperaturas médias ficam abaixo de zero durante 7 meses do ano. Janeiro, fevereiro e março são geralmente os meses mais frios, com temperaturas médias de até -10 °C, enquanto o mais quente é julho, em torno de 4/5 °C.

É muito fácil se locomover por conta própria em Nuuk. A cidade é pequena o suficiente para ser explorada inteiramente a pé. Apesar do seu pequeno tamanho, não faltam coisas para fazer. Só para ilustrar, faça uma vistia ao Museu Nacional da Groenlândia, ao Museu de Arte de Nuuk e ao Centro Cultural Katuaq. Confira, também, o grande número de cafés, restaurantes e lanchonetes no centro da cidade.

Além disso, a área ao redor de Nuuk oferece uma incrível riqueza de trilhas para caminhadas com diferentes graus de dificuldade, dependendo da estação.

No inverno, você tem uma boa chance de ver a aurora boreal. Em noites claras, elas geralmente são visíveis do porto colonial, mas para ter uma melhor experiência, recomendamos participar de um dos passeios para ver a aurora boreal, que o levarão a pontos mais escuros nos arredores da cidade ou até mesmo ao fiorde em um barco.

a boreal em nuuk, groenlândia

Durante o verão – junho e julho -, você pode para testemunhar o eterno crepúsculo de verão. Na verdade, não é possível ver o sol da mmeia noite de Nuuk, pois a capital está localizada ao sul do Círculo Polar Ártico. No entanto, os lindos tons de rosa, azul e outros tons pastéis do crepúsculo sem fim tornam um passeio pela cidade quando você normalmente estaria na cama muito agradável.

Sisimiut – Segunda maior cidade da Groenlândia

Sisimiut tem cerca de 5.600 habitantes e é a segunda maior cidade da Groenlândia. 

Sisimiut. groenlândia

Devido a sua latitude extrema, Sisimiut tem um dia polar, também conhecido como sol da meia-noite, durante o verão e uma noite polar durante o inverno. A saber, as datas precisas para o início e o fim do dia polar e da noite polar mudam a cada ano e dependem da localização e altitude precisas do observador, e da topografia local.

Geralmente, na temporada de verão em Sisimiut, o sol, a partir de junho, fica constantemente acima do horizonte por mais de um mês, para se pôr novamente somente em meados de julho.

A saber, as melhores épocas para visitar, com base no clima e no tipo de atividade, são aproximadamente de janeiro a abril com passeios de trenó puxado por cães, passeios de snowmobile, caminhadas na neve, esqui e aurora boreal; e de junho a outubro com caminhadas, caiaque, passeios de barco e pesca.

trenó puxado por cães na Groenlândia

Ademais, pesca e caça são partes integrantes da vida em Sisimiut e há oportunidades para os visitantes se misturarem com os moradores locais e aprenderem sobre práticas sustentáveis ​​da Groenlândia. Compre uma licença de pesca e faça um passeio de barco para pescar bacalhau, peixe-lobo, linguado ou caranguejo-das-neves. Ou junte-se a uma caça registrada (com licença incluída) para caçar caribus e bois-almiscarados durante as temporadas permitidas.

O verão conta com as mais belas flores e plantas, um mundo diferente da neve e do gelo do inverno. Flores vermelhas, amarelas, rosas, azuis e brancas, gramas e líquens podem ser cultivadas com 24 horas de luz contínua. O interior oferece inúmeras trilhas para caminhadas de distâncias variadas.

Fkires na Groenlândia

Além disso. no verão também é possível fazer passeios de barco. Todos os passeios oferecem a oportunidade de observar focas, baleias e pássaros. Um agradável passeio de barco em um dos fiordes da Groenlândia é uma experiência única. 

Kangerlussuaq

Kangerlussuaq é uma pequena vila no oeste da Groenlândia, atualmente com cerca de 500 habitantes, Localizada dentro de um fiorde com centenas de quilômetros de profundidade, cortado ao meio pelo Círculo Polar Ártico.

glacial Kangerlussuaq na groenlândia

Foi fundada em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, quando a Dinamarca foi invadida pela Alemanha. Naquela época, os Estados Unidos receberam a administração da Groenlândia e esta pequena vila foi transformada em uma base aérea militar (Base Aérea de Sondrestrom). Em 1950, os dinamarqueses retomaram o controle da área, mas depois, devido à Guerra Fria, em 1951 a área foi novamente entregue aos americanos. Com a queda da URSS, a importância da base perdeu interesse estratégico e em 30 de setembro de 1992 os americanos deixaram Kangerlussuaq definitivamente.

É a cidade onde os jatos de Copenhague pousam e de onde aviões menores decolam para outras partes da Groenlândia. Então, há grandes chances de você passar pelo menos um dia no local.

aeroporto em Kangerlussuaq

A única estrada, com 25 quilômetros de extensão e conectando Kangerlussuaq à calota polar, foi construída originalmente pela Volkswagen, que testou ali seus carros para clima frio.

Andar de caiaque ao longo do fiorde ou das margens de um dos muitos lagos glaciais é uma das principais atividades em Kangerlussuaq e permite que você veja a vila de uma perspectiva diferente. O caiaque sempre foi essencial para os caçadores da Groenlândia e ainda é usado para esse propósito nos dias de hoje.

No verão, você pode fazer caminhadas na geleira. Kangerlussuaq é o ponto inicial ou final da Trilha do Círculo Polar Ártico, a trilha de caminhada de longa distância mais famosa da Groenlândia. Se você é um amante de maratonas, pode participar da Polar Circle Marathon que é realizada todos os anos.

Mas, se você visitar Kangerlussuaq no inverno, pode participar de excursões de snowmobile na calota de gelo ou de trenós puxados por cães ao longo do fiorde e ao redor de Kangerlussuaq.

Ilulissat Icefjord

Esse é provavelmente o destino mais famoso de toda a Groenlândia.

igreja em Ilulissat, Groenlândia

Ilulissat significa “iceberg” em Kalaallisut, a língua groenlandesa. O nome é apropriado, já que ali perto fica a geleira Sermeq Kujalleq, a maior e uma das geleiras mais ativas e rápidas do mundo, de onde se formam imensos icebergs. Cientistas têm estudado a geleira para ajudar na compreensão das mudanças climáticas. É um lugar onde todos os visitantes podem testemunhar com seus próprios olhos um dos fenômenos naturais mais espetaculares do nosso planeta.

Um passeio de barco até a foz do Fiorde de Gelo é uma verdadeira experiência. Enormes icebergs encalham na foz do fiorde, onde a água é mais rasa. Os icebergs não se movem até que derretam o suficiente para se soltarem ou se um grande pedaço de gelo se soltar da geleira na base do fiorde e empurrar mais gelo para a frente. A geleira empurra 35 quilômetros cúbicos de gelo para o fiorde a cada ano, onde ele se decompõe em blocos pequenos, médios e grandes, alguns com até 100 metros de altura. Esses icebergs navegam serenamente em direção à foz do fiorde e finalmente partem em sua jornada final em direção ao mar.

glacial Ilulissat

Quando estiver em Ilulissat, você também terá a oportunidade de voar sobre a geleira – ver tudo de cima realmente dá uma ideia da quantidade de gelo no fiorde.

Qeqertarsuaq na Ilha Disko

Essa é uma verdadeira joia escondida! É a maior cidade da Ilha Disko e abriga 840 pessoas. Ali você vai encontrar um hotel com restaurante, um supermercado que vende de tudo – de pão a bicicletas e armas – um pequeno museu e um café local. A única outra vila na ilha fica a horas de distância e tem apenas 12 habitantes.

A Ilha Disko é de origem vulcânica e, portanto, é muito diferente do resto da Groenlândia, que é mais como uma rocha enorme.

na Groenlandia

Praias de areia preta com icebergs flutuando ao longe, colunas de basalto, cachoeiras, áreas costeiras verdejantes com uma grande variedade de plantas e até mesmo uma grande geleira no topo da montanha. De fato, esse é o único lugar onde você pode andar de trenó puxado por cães na Groenlândia no verão.

Se você está procurando o lugar mais exclusivo para visitar na Groenlândia, então este é realmente o melhor que existe.

Oqaatsut

Oqaatsut é um pequeno povoado a uma hora de barco ao norte de Ilulissat. Uma baía chamada Rodebay (baía vermelha), cerca Oqaatsut. Tal nome se deve pelo sangue das baleias que enchiam a baía, já que no passado, foi um local popular para abate das mesmas.

 Oqaatsut Groenlândia

Não há muito para ver na cidade com uma população de 29 habitantes, mas é um lugar interessante para tirar fotos.

Geleira Eqi

Está aí uma geleira enorme e incrivelmente ativa a algumas horas de barco ao norte de Ilulissat. A geleira tem cinco quilômetros de largura e tons brilhantes de branco com listras azuis brilhantes. A geleira geme e racha continuamente.

Geleira Eqi

Por certo, agrande atividade diurna é a caminhada. Junte-se a grupos para caminhadas que podem durar de poucas horas a um dia inteiro.

A Groenlândia vale a pena?

Viajar para a Groenlândia não é para todos. É um excelente destino para viajantes experientes, independentes, que gostam de sair dos roteiros tradicionais, amam a natureza e conseguem lidar com as adversidades quando as coisas não saem como planejado.

Se você é desses viajantes, nós te encorajamos fortemente a considerar viajar para a Groenlândia, um lugar realmente especial no mundo. A Fox Viagens planeja cada detalhe da sua viagem. Entre em contato com a gente agora e comece a tirar o seu sonho do papel.

Não viaje sem fazer um seguro.

O seguro viagem é um salvaguarda essencial para todo viajante,  pois proporciona segurança em situações inesperadas. Uma apólice de seguro pode incluir coberturas como assistência médica e hospitalar, acomodações de emergência, reembolso por extravio de bagagens, despesas em farmácias, desastres naturais, acidentes com veículos e até repatriação e translado. O seguro é indispensável principalmente para viagens internacionais. É importante estar prevenido em qualquer imprevisto que possa acontecer enquanto você estiver fora. Por este motivo, mesmo que o destino escolhido não exija seguro viagem internacional, é extremamente aconselhável a contratação de um. Se você ainda não sabe se deve contratar um seguro viagem, converse com a nossa equipe e saiba os principais motivos e vantagens de estar protegido por ele.

Veja mais

Compartilhe nas redes sociais

Deixe seu comentário

Veja mais

plugins premium WordPress
logo_fox-azul

Acesso Restrito

A FOX usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação.

Adicione o texto do seu título aqui